Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços

quinta-feira, 8 de julho de 2010


O leste europeu é o berço da produção mundial de vodka, a partir de onde são exportadas para outros países. No entanto, a indústria se desenvolveu em outros locais, aonde se produzem vodkas de boa qualidade, tanto puras como aromatizadas.

Rússia / Ucrânia / Bielorússia

Produzem praticamente todos os tipos de vodka e são reconhecidos como os líderes mundiais na produção. Só as melhores marcas, destiladas a partir do centeio ou do trigo são exportadas..

Polônia

Produz e exporta vodkas produzidas a partir de grãos (trigo) e batatas.

Finlândia e Países do Báltico (Estônia e Lituânia)

Produzem vodkas de boa qualidade a partir de grãos, a maioria trigo..

Suécia

Desenvolveu nas últimas décadas um mercado exportador, baseado na produção de vodkas puras e aromatizadas a partir do trigo.

Europa Ocidental

Vários países atualmente produzem suas vodkas. Os países mais ao norte como Inglaterra, Holanda e Alemanha utilizam os grãos como matéria prima, enquanto na França e na Itália, regiões com vinicultura desenvolvida, a vodka é produzida a partir da uva.

Estados Unidos e Canadá

Produzem vodkas puras a partir de grande variedade de grãos, inclusive o milho, além do melaço. As vodkas americanas são, por lei, destilados neutros e, portanto, as diferenças entre as marcas são notadas mais por conta dos preços do que do sabor.

Caribe

Os países do Caribe produzem várias vodkas, praticamente todas a partir do melaço. A maior parte da produção é exportada para engarrafamento em outros países.

Austrália

Produz vodka para consumo local a partir do melaço.

Ásia

Sem tradição na produção de vodka, seus países têm pequenas produções locais, sendo as melhores provenientes do Japão.

Brasil

Desenvolveu uma indústria moderna para produção de vodka em função do crescente aumento do consumo. São encontradas várias marcas no mercado, com vodkas de diferentes qualidades, produzidas a partir de grãos (milho e soja) e melaço.


Loading ... Loading ...

Ilustres camaradas de copo, como sabemos, existe uma grande discussão a respeito da produção de vodka ter se iniciado ou não na Rússia. Em razão de tal dúvida, este ébrio companheiro vem esclarecer algumas dúvidas a respeito do néctar dos Deuses admirados por muitos, degustado por milhares, seja com limão, puro, com gelo, suco, energético e etc, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Sim, a vodka…

Nascimento da Vodka

gugu dadá...

No final da década de 70 as empresas russas produtoras de vodka foram ameaçadas de não mais poderem utilizar o nome vodka em suas bebidas sob o pretexto de que este nome (vodka) seria de uso exclusivo de companhias estrangeiras, uma vez que já produziam esta bebida há mais tempo.

Esta alegação se baseava em um decreto do governo russo de 26 de agosto de 1923 autorizando a produção de vodka naquele país, enquanto os outros países já a produziriam desde 1918. Entretanto, aquele decreto assinalava tão somente a permissão para a retomada da produção de vodka na Rússia, proibida desde 1917, ano da Revolução Russa, quando foi mantida a decisão dos governos czaristas de proibição de produção de bebidas alcoólicas desde 1914, durante a Primeira Guerra Mundial.

Esta questão foi resolvida e as indústrias estrangeiras renunciaram ao título de inventoras da vodka. Pouco tempo depois foi a vez da Polônia alegar a descoberta e o inicio de produção da vodka. Após a publicação dos estudos realizados pelo historiador russo William V. Pokhlióbkin em seu livro História da Vodka em 1991, parece ter sido reconhecida à condição da Rússia como inventora da vodka.

Afinal, quem inventou este monumento etílico afinal?

Vodka Russa

Давайте пить водки!

No entanto, sempre permanecerá uma dúvida sobre a prioridade de um lado ou outro em uma região como o leste europeu. Esta região foi motivo de muitas lutas, conquistas e reconquistas por diferentes grupos políticos e sociais. Isto praticamente impede a identificação de um grupo étnico em particular como inventor da primeira versão da vodka.

Entretanto, “vodka” é indubitavelmente uma palavra nativa russa, cujo surgimento data do século XIV. Como bebida, o nome vodka foi reconhecido internacionalmente como um tipo de destilado.

Quando se analisam a terminologia e a cronologia, se vê que o termo “vodka” foi aplicado a produtos completamente diferentes.

O sentido atual da palavra vodka como o de uma bebida alcoólica forte é conhecido amplamente. No entanto, seu real significado em russo é simplesmente água (vodá, em russo), na forma diminutiva vodka (agüinha). Vodotchka, a outra forma diminutiva de vodá também foi associada a uma bebida alcoólica, porém sem uso comercial.

Os primeiros registros do termo vodka aparecem em dicionários publicados no final do século XIX e início do século XX já com seu significado de bebida alcoólica forte.

Supõe-se que o motivo pelo qual uma bebida alcoólica forte tenha recebido o nome de vodka (agüinha) se deva à importância que os russos davam à água proveniente de suas fontes e rios cristalinos, como base para a produção de todas as bebidas. Daí também porque outras bebidas destiladas no leste europeu terem recebido o nome de “aqua vitae” (água da vida). 1

Quem se importa quem foi o criador? Vamos brindar que tá valendo.

Vamos brindar

Um brinde certeiro a criação das Vodkas.

Por fim, não sei dizer se esse artigo poderá interessar a alguém, mas interessando ou não, já ficarei satisfeito se ao menos os leitores fizerem um brinde, ou que se empolguem e tome logo uma garrafa de vodá, Vodotchka ou como no popular vodka.

Era uma vez…

Já faz um bom tempo que sonhava com este momento, pois sempre imaginei que um dia surgiria um gênio com a brilhante idéia de inovar a nossa tão amada vodka, até então só tinha conhecimento das nossas tão deliciosas vodkas com sabores.

Foi então que um modafoca inglês, um gênio chamado Mark Dorman (proponho um brinde e uma salva de palmas para o modafoca, o cara merece meu povo!!!), no ano de 1996, quando na época ainda morava na Califórnia, teve esta sacada quando estava num café-bar que costumava freqüentar, no qual havia uma enorme variedade de marcas de vodka, ao lhe perguntarem se gostaria que seu café fosse servido “preto” ou com leite, lhe ocorreu, então, a mirabolante e milionária idéia de que poderia criar uma vodka escura.

Black Vodka

экскремент!!!! = (merda!!!!) Como não bolei uma idéia dessas antes???
Снадобье!!!! = (droga!!!!) A Rússia levaria toda glória por esta façanha inusitada!!!

Vamos adiante cambada, a cor escura da Black vodka ou Blavod, que é a marca desta vodka fabricada na Inglaterra, é possível pela adição de uma erva medicinal chamada areca catechu. Esta erva é conhecida popularmente como “palmeira de betel“, é uma espécie de palmeira encontrada em alguns países de clima tropical da Oceania e alguns países do leste da África, rica em tanino (sei lá que porcaria é isso, mas deve ser bom pra beber!!!!), não deixa sabor, apenas a deixa um pouco mais “lisa” segundo a opinião de alguns, ou seja, uma bebida lisa para um “copo liso”!!!!

E não é só issoammmm.

Naturalmente, como é sabido por todos os freqüentadores assíduos desse site, em se falando de vodka, a mesma oferece um leque de opções variadas para a criação e, principalmente, a reinvenção de vários coquetéis.

Portanto, já que o tio Boris aqui é gente muito fina, decidi compartilhar algumas idéias para degustarmos a tão desejada BLACK VODKA. (FAVOR CONSUMIR COM MODERAÇÃO EIN CAMBADA!!!! – SE BEBER NÃO DIRIJA!!! ESSE TOQUE É SÉRIO GALERA)

Sermão à parte, vamos ao que interessa!!!

Alguns drinks com Black Vodka

Cocktails

SUNDANCE

  • 05 cubos de gelo;
  • ½ copo de suco de laranja;
  • Blavod (de acordo com a preferência do bebum).

BLACK BULL

  • 05 cubos de gelo;
  • energético de sua preferência;
  • Blavod.

MIDNIGHT SUN

  • 05 cubos de gelo;
  • ½ copo de suco de cereja;
  • Blavod.

MOON GLOW

  • 09 cubos de gelo;
  • 1/6 copo de suco de cereja;
  • 1/6 copo de água tônica;
  • Blavod.

ICEBERG

  • 09 cubos de gelo;
  • 1/6 copo de suco de cereja;
  • 1/6 curaçau blue;
  • Blavod.

Por fim, espero que vocês possam desfrutar os prezares da Black vodka, e ainda, que tenham curtido esse artigo.

Um grande abraço a todos!!!